Todos contra a Dengue

Infraestrutura
20/02/2024
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, informa a população que os casos suspeitos de dengue estão em crescente. Esse quadro coloca a cidade em estado de alerta máximo, por isso algumas medidas se fazem necessárias.
A prevenção coletiva é a forma mais eficaz de evitar a proliferação do mosquito. Faça a sua parte: tampe bem caixas d'água, verifique pratinhos de planta cobrindo-as com areia, não mantenha garrafas, latas e pneus acumulando água. Estar atento ao seu quintal é sinônimo de saúde para todos.
Todos contra o mosquito da dengue.
O mosquito Aedes aegypti é transmissor do vírus que provoca três importantes doenças. A mais conhecida é a dengue, que atinge milhares de pessoas no país todos os anos. Além da dengue, o mesmo mosquito pode transmitir a febre de chikungunya e a zika.
ORIENTAÇÕES DE PREVENÇÃO:
- Manter caixas d'água bem tampadas;
- Encher pratinhos de vasos com areia até a borda;
- Acondicionar pneus em locais cobertos;
- Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
- Não deixar água acumulada sobre a laje e outros locais abertos.
PRINCIPAIS SINTOMAS DA DENGUE:
- Febre alta
- Dor atrás
- Dos olhos
- Dor muscular
- Intensa
Caso você apresente algum destes sinais e sintomas, a recomendação é que você hidrate-se bem com água. Em caso de automedicação, só são recomendados o paracetamol e a dipirona. Procure atendimento na Unidade de Saúde mais próxima da sua casa.
AGENTE DE ENDEMIAS CUIDA DE TODOS!
Eliminar os criadouros potenciais do mosquito é a principal medida contra a dengue. É importante permitir e acompanhar a visita do agente de saúde na sua casa para que, assim, possam verificar possíveis focos da doença e então combatê-los.
Por Ascom/PMBC.